//Quando implantar um ERP ( Sistema de Gestão ) em minha

Quando implantar um ERP ( Sistema de Gestão ) em minha

Você, empresário ou gestor de empresa, pode facilmente identificar o momento certo de implantar um ERP ( Sistema de Gestão Integrado). Basicamente e na maioria das vezes é chegada a hora de implantar um sistema de gestão quando você percebe que a situação na empresa está fora de controle. Ou por dificuldade de obter informações dos departamentos ou principalmente quando não se tem integração entre eles. Abaixo elaboramos algumas perguntas que vão lhe ajudar a decidir se já está na hora de adquirir um ERP:

1. Acesso as Informações: Consigo obter as informações atualizadas e confiáveis de forma rápida e segura, sem aquelas incontáveis e intermináveis cobranças ou reuniões improdutivas? Dependo de muitas pessoas para obter as informações? Perco vendas ou atendo os clientes de forma não satisfatória por falta de informação?

2. Financeiro: O que tenho exatamente a receber e a pagar hoje, a curto, médio e longo prazos? Consigo planejar as compras, vendas, recebimento e pagamentos (fluxo de caixa)?

3. Qualidade: Atendo os clientes com qualidade? Cumpro o prazo de entrega e entrego exatamente o que vendi? Qual é o tempo total gasto no ciclo venda, produção, entrega e recebimento?

4. Controle: Qual é o meu estoque de produtos? Os estoques estão muito altos? Quais são os produtos sem giro há tempos? Quais produtos ou serviços são rentáveis? Qual é o meu custo?

5. Custo-Benefício: Para decidir se vale a pena implantar um sistema integrado de gestão empresarial, basta analisar o custo-benefício: Quanto dinheiro estou perdendo x Quanto dinheiro há disponível para investir na melhoria dos processos? Quanto dinheiro vou economizar e ganhar com melhoria na gestão e qualidade no atendimento aos clientes?

Se você após responder as perguntas acima tomou ciência que precisa implantar um ERP em sua empresa, veja abaixo algumas vantagens que você terá com um sistema de gestão:

– Eliminação de retrabalhos ou redundância de atividades, ou seja, evita ter que imputar a mesma informação duas vezes, utilizando duas pessoas e correndo o risco de erro. Essa é a principal causa da falta de confiabilidade das informações porque os mesmos dados são discrepantes, não se casam;

– Elimina processos manuais e dá agilidade, velocidade na execução das tarefas;

– Padroniza os procedimentos operacionais e otimiza o fluxo da informação, reduz o tempo de execução, melhora a qualidade dos serviços e aumenta a produtividade das pessoas;

– Tomada de decisões rápidas e seguras: reduz e melhora o tempo de resposta a clientes, fornecedores, bancos, etc;

– Aumenta a quantidade, qualidade e confiabilidade das informações;

– Redução do tempo de reuniões, redução de estoques, redução de custos, reduz as incertezas, etc.

 

E como vou reduzir custos através da implantação de um ERP?

A implantação de um sistema ERP propicia diversas melhorias perceptíveis a uma organização, entre elas está a maior confiabilidade dos dados, atualizados em tempo real e sem retrabalho.

Ao agilizar e padronizar todos os processos de venda, produção, compras, controle de estoque, faturamento e recebimentos e pagamentos, a empresa tem os dados necessários para planejar, diminuir custos e melhorar os processos de produção. O tempo e o processo de tomada de decisão também ganha nova dinâmica devido a confiabilidade e rapidez na obtenção de dados.

 

 

By |2017-10-16T20:10:33+00:00outubro 16th, 2017|Novidades|0 Comments

About the Author:

Leave A Comment